Novembro já é um dos meses mais esperados pelos varejistas e consumidores brasileiros. É quando acontece a Black Friday Brasil, dia em que as lojas físicas e virtuais oferecem descontos de até 80% em produtos de todas as categorias, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e outros. Este ano será no dia 27 de novembro.

Para os que têm uma folga no orçamento ou fizeram uma reserva financeira, é uma boa oportunidade para comprar algo que estava postergando ou até para adiantar as compras de Natal.

Oportunidades


1. Adiante as compras de Natal

O saldão da Black Friday é uma boa alternativa para quem costuma presentear amigos e familiares no Natal. É possível encontrar bons presentes por um preço mais acessível do que próximo ao 25 de dezembro. Fazendo isso, também evita as lojas lotadas e filas em caixas na época natalina.

2. Compre móveis para a casa nova

Se você mudou recentemente e ainda não conseguiu mobiliar a casa, a Black Friday pode ser uma boa data para fazê-lo. Mas lembre-se de listar exatamente o que precisa para não comprar além da conta e acabar se enroscando com o cartão de crédito, ter de recorrer ao cheque especial ou pegar um empréstimo. O ideal é já ter os fundos guardados para a data.

3. Renove sua prateleira

Para quem gosta de ler, é um bom momento para renovar a prateleira ou a biblioteca do tablet ou smartphone. É comum as varejistas aproveitarem a data e promoverem saldões de livros físicos e e-books.

4. Made in USA: compre produtos importados

Como a Black Friday também é feita em outros países, em especial Estados Unidos, onde nasceu, pode ser uma boa hora para comprar algo que esteja precisando e que é mais barato no exterior. Eletrônicos, livros, acessórios para celular, entre outros. Mas, não se esqueça de incluir as taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e converter a fatura ao câmbio do dia (dólar operou em torno de R$ 4 no último mês).

5. Troque de celular ou TV

Com as vendas fracas em 2015, as fabricantes de eletrônicos estão com estoques altos e devem apostar fortemente na Black Friday. Para quem está querendo trocar de celular ou comprar uma TV melhor, pode ser uma ótima hora. A dica é pesquisar os preços e modelos disponíveis e definir aquele que se encaixa com seu perfil. Assim, evita-se comprar outro modelo mais caro só porque está com um desconto maior.

Cuidados

6. Não se deixe levar pela euforia

É fácil cair na tentação das compras ao ver tantos sites e lojas com descontos. Manter o controle é fundamental para não acabar fazendo uma compra maior do que se pode pagar e ter de recorrer a empréstimos. Faça previamente uma lista do que precisa comprar e veja o que se encaixa em seu orçamento.

7. Cheque se os sites são confiáveis

No Brasil, a BlackFriday nasceu como uma campanha voltada para o comércio eletrônico. Lojas físicas acabaram aderindo e a oferta de produtos com desconto cresceu, assim como as compras na data. Se você quer comprar algo pela internet verifique primeiro se o site é confiável. O Procon-SP atualiza regularmente uma lista negra de endereços não confiáveis, que não cumprem as normas brasileiras. A lista pode ser encontrada no site do Procon-SP e o e-bit também da um nota que irá ajudar a avaliar. 

8. Cuidado com o parcelamento

No comércio eletrônico, grande parte das transações é feita pelo cartão de crédito. Com a facilidade de uso e a possibilidade de parcelamento e pagar só no mês seguinte, muitas pessoas acabam exagerando e comprometendo o orçamento além do que poderiam. Evite parcelar as compras. Mas, se for fazer, veja como estão suas faturas do cartão de crédito para os próximos meses e avalie se vale a pena comprometer ainda mais seu salário futuro. Lembre-se que ano está terminando e dezembro e janeiro são meses conhecidamente de gastos elevados. Assim, fica mais fácil alinhar suas vontades a seu poder de compra. Outra dica importante é evitar pagar apenas o mínimo da fatura – o crédito rotativo do cartão cobra juros de 415% ao ano!

9. Mantenha o foco

É muito fácil entrar em um site para comprar um celular e acabar comprando um fone de ouvido, capinha, caixas de som e por aí vai… Por isso é importante ter uma lista pré-definida com os itens, modelos e preços comercializados no último mês e segui-la. Foco é fundamental para não estourar o cartão de crédito ou gastar um dinheiro que não tem. Se o produto não estiver com um desconto interessante talvez não valha comprar e esperar outro saldão.

Fonte: GuiaBolso